O QUE AFASTA O PÚBLICO DAS LOJAS VIRTUAIS?



A TIC Domicílios realizou uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros para identificar o que afasta o público das lojas virtuais, e o resultado é muito importante para que os empresários de e-commerce não percam clientes. Listamos alguns fatores: 1. Prefere as compras presenciais Essa informação confirma a relevância das operações de e-commerce omnichannel. Ou seja, para quem tem uma loja física, o objetivo é que a loja virtual apareça como mais uma opção para fortalecer a marca. Para que o gerenciamento seja feito da melhor forma possível, contudo, é primordial ter uma plataforma desenvolvida com base no conceito de omnicanalidade. Assim, todas as informações sobre os clientes e as vendas serão registradas num sistema único. 2. Falta de confiança Para driblar a falta de confiança do consumidor, a alternativa é investir numa plataforma que conte com os recursos adequados para a correta exibição das mercadorias. Boas imagens, descrições de produto bem-feitas e facilidade na hora da navegação são fatores que podem ajudar bastante a tornar a decisão do cliente mais certeira, evitando problemas futuros. 3. Dúvidas com privacidade e segurança Sanar as dúvidas em relação à privacidade e a segurança do site é outro desafio das lojas. O principal, no caso, é conquistar a confiança do consumidor, disponibilizando recursos que o ajudem a navegar pela página com mais facilidade. Ter uma plataforma de API aberta, que permita integrações com as soluções de terceiros, é uma aliada importante para superar as barreiras em termos de segurança. É fundamental, também, ter transparência. Quanto mais claras e objetivas forem as informações passadas aos clientes, melhor. 4. Falta de interesse Despertar o interesse do público depende, basicamente, da oferta de bons produtos e da realização de ações de divulgação que ajudem o cliente entender os diferenciais apresentados por cada marca. 5. Dificuldade com trocas e devoluções Apesar de o consumidor indicar que não compra pela internet porque tem dificuldades com trocas e devoluções, as lojas virtuais têm boas soluções para essa área. O consumidor que está habituado às compras online sabe que o ambiente digital tem regras bem definidas nesse caso. A própria legislação brasileira estabelece que na web o cliente tem até 7 dias para solicitar trocas e devoluções. Esse problema, então, tem mais a ver com a falta de informação, daí a necessidade de as lojas investirem na divulgação dos seus diferenciais. 6. Problemas na entrega A recomendação para driblar as objeções relacionadas à entrega do produto é investir na área de logística. Uma boa gestão de estoque ajuda a evitar o desencontro de informações, atrasos, extravios, etc. Uma estratégia que tem funcionado bem para quem tem loja física é a adoção de sistemas híbridos: o cliente compra na internet e retira na loja física, por exemplo.

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