Qual o impacto do fechamento das lojas para os consumidores brasileiros?



As lojas no Brasil e no mundo inteiro fecharam suas portas para reduzir o risco em relação ao coronavírus, conforme as recomendações das autoridades sanitárias, e o Google realizou uma pesquisa online com mil consumidores entre 24 e 27 de março de 2020 para entender o impacto dessas mudanças no dia a dia dos brasileiros. Apesar das restrições, as lojas físicas ainda são o principal canal de compra, mas já é possível ver uma migração gradual para compras online à medida que cresce o número de pessoas que compram na internet pela primeira vez, como mostrado por um estudo recente do Ebit (que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores reais). A pesquisa do Google mostra que somente 17% dos entrevistados fizeram alguma compra na última semana. O principal formato no período foi a loja física (51%), seguido da loja online — site ou aplicativo (31%), aplicativos de entrega (14%) e telefone (11%). Por que comprar online? E por que não? Para 59% dos brasileiros, fazer compras ficou mais difícil. As principais dificuldades estão associadas com o fechamento das lojas (35%) medos de contaminação do produtos (33%) ou produtos esgotados (31%). Dificuldades pessoais com a compra online, que é novidade para muita gente, também pesam na hora de comprar neste novo cenário, como falta de confiança para comprar determinados produtos pela internet (28%), desemprego e orçamentos mais apertados (26%) e a falta de meios de pagamento para fazer a compra pela internet (20%). Os entrevistados relatam que itens de higiene (39%) e alimentos/bebidas (33%) são as categorias que tiveram mais dificuldade para comprar. Para eles, essas duas categorias juntas representam 64% dos itens que eles pretendem comprar para enfrentar o período de distanciamento social. Dessa forma, as categorias mais importantes são também as mais difíceis de comprar. A entrevista também mostrou as demandas dos consumidores para os varejistas melhorarem a experiência de compra e ajudá-los neste momento. Além disso, eles citaram aspectos como redução do tempo de entrega, facilitar os pagamentos (ampliar prazos e meios de pagamento) e maior previsibilidade/disponibilidade dos produtos.

0 visualização

SOMMA

+55 15 9 9764 3569 - Suporte
+55 11 9 9911 3990 - Comercial

+55 15 9 9841 1451 - Financeiro
contato@sommapublicidade.com.br

Rua Aparício Fiuza de Carvalho,

956 - Apto 02

Itaporanga/SP
 

  • Facebook
  • Instagram

© 2018. Criado com muito café.